Share to Facebook Share to Twitter Share to Google Plus

 

imagem associa2

 

A Unafisco Nacional, ao longo de sua história, sempre compreendeu, por uma decisão de suas diretorias, que não deve se envolver em negociação salarial com o Governo. Na nossa visão, esse papel deve ser exercido de forma exclusiva pelo Sindicato. Não é sem razão que o constituinte de 1988 definiu o princípio da unicidade sindical. Se fossem permitidos vários sindicatos na mesma base territorial, a tendência seria a fragmentação das lideranças e a divisão dos filiados em grupos de interesse específicos, enfraquecendo o conjunto da categoria em suas lutas. Mesmo com um único sindicato já vimos, infelizmente, grupos de filiados que se organizam contra as deliberações em assembleia, militando contra a vontade da maioria.

Independentemente de quem esteja a frente dessa ou daquela entidade, esse é um valor que vem norteando as diretorias da Unafisco desde o início e que continua sendo uma bússola para a CHAPA 1 – CAMINHO CERTO. Quem representa a categoria em negociação com o Governo é apenas e tão-somente o sindicato. O sindicato representa toda a categoria; a Unafisco representa seus associados.

Isso quer dizer que a Unafisco não se envolve com o tema? Ao contrário. A Unafisco sempre foi pioneira na defesa dos direitos dos associados na seara judicial, com ações relativas à paridade (Gdat, Gifa, paridade no bônus), incorporação da GAT ao vencimento básico, fosso salarial, abono permanência, novas ações questionando a última Reforma da Previdência, algumas delas copiadas com êxito pela entidade sindical, como é de conhecimento geral.

Além da defesa jurídica, a Unafisco historicamente apoia os associados nas mobilizações definidas pelo sindicato, mas não delibera nada a respeito, nem da mobilização, nem da pauta remuneratória. Tem sido assim, e entendemos que assim deve continuar.

 

ATUAÇÃO EM ÁREAS DE MAIOR EXPERTISE E COM FOCO NO ASSOCIADO

Por isso muito cuidado, caros associados, quando uma Chapa coloca na plataforma justamente a discussão remuneratória bônus x subsídio, incorporação do bônus e paridade, com intuito de trazer essa discussão para o âmbito associativo. A presença de atuais diretores do sindicato na Chapa e a temática proposta acendem um alerta. Não se pode admitir que a Unafisco seja transformada em um braço de uma ala da atual direção sindical, que não se conforma com as decisões tomadas pela categoria no âmbito sindical.

Evidente que cada candidato nas chapas tem sua posição em relação a bônus x subsídio, mas, no nosso entender, a pessoa deve expressar essa opinião como filiado ao sindicato. Como diretor da Unafisco, não nos envolvemos.

Com essa divisão clara de atuações, a Unafisco poderá se dedicar às áreas em que possui melhor expertise, Jurídico, Eventos, Convênios e Serviços, Estudos Técnicos, sempre trabalhando pela valorização do cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal e pela ampliação dos benefícios oferecidos aos associados.

 

NAS ELEIÇÕES DA UNAFISCO NACIONAL

VOTE CHAPA 1 – CAMINHO CERTO

Voto nas urnas: 19/04

Correspondência: até 19/04

Internet: 26 e 27/04

 logo rodape